top of page

Espelho da família


Bom dia queridos amigos!

Quando me deparei com esta imagem que estampa a nossa postagem, logo me remeti ao tema da família. A árvore representa pra mim esse núcleo tão importante na vida de uma pessoa e a figura da mulher no meio dessa árvore evoca o nosso posicionamento nessa ligação familiar.

Esta mulher da imagem está segurando moedas, indicando que ela esta apegada , tentando defender, tentando controlar algum bem que provavelmente lhe foi herdado e por consequência um dia terá que ser deixado pra alguém. Mas ela está ali apegada aqueles bens, como se fossem seus e ninguém mais terá acesso. Como se isso não viesse ocorrer na hora de sua partida pro mundo espiritual não é mesmo.

Esta carta me fez pensar que carregamos uma bagagem familiar, e que ela pode se apresentar em nós, na forma como vivemos a nossa vida, nas escolhas que fizemos, nos fatos que atraímos. A famosa herança espiritual.

Me lembrei de famílias que vivem situações idênticas, que se repetem de geração a geração, como se fosse um círculo vicioso. Mulheres de uma família que se tornaram viúvas. Pessoas que seguiam a mesma carreira dos pais. Cargos espirituais que são passados pelos pais.Doenças que se tornam uma marca da família. E por ai vai.

O 4 de ouros me fez refletir o quão importante se faz refletir sobre aquilo que iremos deixar de herança para os que chegarem depois da gente. Porque deixar dinheiro, bens, pode até ser muito importante,todo mundo precisa de segurança material ainda mais no mundo em que vivemos.

Mas precisamos também perceber quais valores fomos alimentando ao longo da vida e que ficarão marcados na próxima geração que acaba repetindo esse padrão.

Valores morais, valores espirituais, maneira de ver a vida, de lidar com o dinheiro, com o amor, com a sociedade. Essa herança vai pesar muito mais que a herança material, porque quando um padrão negativo se repete, acaba que tudo que se poderia aproveitar do que ficou de bens, cai por terra.

Se um pai viveu a vida toda administrando mal a sua vida material, por mais que ele deixe algum bem para os filhos, ainda assim, não terá passado nada de bom. O filho vai pegar o bem, e vai ( se não percebe o padrão de repetição) administrar mal a sua vida e tudo aquilo que o pai achou que daria felicidade ao filho, simplesmente não ocorre, e ele de onde estiver vai ter que assistir uma reprise de tudo aquilo que viveu.

Por isso precisamos perceber que padrões estamos repetindo que vem de família, e que são limitantes, negativos, bloqueadores de uma vida mais feliz. O que estamos atraindo pra nossa vida que também acontecia com nossos pais, avós, bisavós, e que não queríamos pra nós, mas nos pegamos vivenciando?

Alguém precisa quebrar este padrão. Alguém precisa investigar, perceber, o que realmente é seu e o que foi herdado. Se o que foi herdado faz sofrer, não aceite, não se apegue. Isso vai fazer muita diferença.

Lembro da cena da novela das 9 onde Gael fica sabendo que a sua família havia lhe passado uma herança de sangue, ou seja, mãe matava , pai matava ou mandava matar, avós, tudo em nome do dinheiro e do poder. E que ele também havia sido violento por justamente repetir esse padrão, ou seja, ele estava usando aquela herança mesmo sem perceber que aquilo lhe traria infelicidade. Felizmente a ficha caiu quando a vidente lhe alerta e ele começa um processo difícil e doloroso de cortar aquele padrão, não permitindo mais que aquela herança seguisse adiante.

Quantas coisas ainda vemos na sociedade de hoje que são padrões herdados dos primeiros humanos que passaram por aqui. Vejo tantos crimes bárbaros ainda acontecendo que na hora me veem a mente que aquela pessoa ainda está presa naquela arvore , onde aquele tipo de atitude era comum e repetitiva. Ela aceitou aquela herança pra si.

É claro que muita coisa boa também nos foi herdada, graças a Deus, mas precisamos pensar que cada ser é único nesse mundo e em algum momento precisa deixar a sua marca pessoal nesse lugar. A dica portanto é : desapega de tudo aquilo que não te faz bem ou que você percebe que não fez bem para quem veio antes de você. Pode ser um bem, mas em todo lugar , em todas as coisas, existe uma energia que fica gravada. Portanto precisamos limpar isso, precisamos transformar, dar um novo sentido para o que a vida nos passa.

Recebeu uma herança familiar , que bom. Tenta refletir o que esta herança significou na vida da sua família , na vida de quem te deixou algum bem. Como a pessoa adquiriu aquele bem, foi sacrificado, foi herdado? Como usou o que tinha : manipulava, ajudava as pessoas ? E depois assuma o seu poder de dar um sentido positivo para o que tiver em suas mãos, sabendo que no final, terá deixado algo de bom pra quem vier depois. Complexo isso. Mas vale a pena refletir.

Existem profissionais que lidam com a chamada constelação familiar. Seria bacana pesquisarem sobre. Beijos a todos!

bottom of page