top of page

Jogo eleitoral 2022 - Presidente

Fiz um jogo hoje na intenção da disputa eleitoral para presidente , segundo turno a ser realizada no dia 30 de Outubro de 2022:


Embora eu já tenha feito minha escolha, vou tentar interpretar esse jogo de maneira imparcial, como deve ser, e diante disso eu não vou aqui citar o nome dos candidatos: vou denominá-los como candidato A e candidato B. Este jogo vai servir como um estudo de caso, portanto livre de uma fixação em aceitar.

Depois do resultado volto para revelar quem eu mentalizei e o feedback dessa jogada.


Usei o baralho cigano para esta jogada. Depois vou apresentar o jgo pra disputa de segundo turno em SC também.


Jogo 1: candidato A vencerá a disputa do segundo turno para presidente do Brasil a ser realizada no dia 30 de outubro de 2022?

O envelope (sete de espadas): essa carta surge como situação deste candidato. Vejo o envelope como troca de informações, muitas mensagens trocadas dele para com sua equipe na tentativa de levar aos seus eleitores aquilo que ele deseja passar que possa servir de apoio para ser bem votado. O sete de espadas me remete ao famoso jogo politico, com muitas artimanhas, promessas, para seduzir a população.

O urso (O 10 de paus): esta carta ao centro do jogo emerge com um momento muito tenso para este candidato, que deve estar usando toda a sua força, todo o seu poder, buscando apoio de pessoas influentes , mas vejo aqui ele sentindo o peso dessa disputa. De qualquer forma é uma carta de força, de quem não pretende se deixar abater até a ultima cartada. O urso me faz pensar em autoritarismo, excesso de pressão politica.

A estrela (O seis de copas): na reta final temos uma carta positiva, de boa sorte, brilho, sucesso, boas noticias. Indicando uma possível vitória.

Apesar dessa ultima carta, o conjunto do jogo não me faz apostar na vitória deste candidato. Cartas neutras , não realizadoras, vejo como um jogo subjetivo.


Candidato B vence a disputa presidencial, segundo turno, 30 de outubro, presidente do Brasil?

A cegonha (princesa de copas): abre o jogo falando de surpresas, imprevistos, e o candidato tentando ser criativo, e talvez se voltando para o público jovem nessa reta final, com tentativa de atrair esta classe de eleitores para o seu lado. Vejo talvez um apelo para o emocional das pessoas.

O cavaleiro (O nove de copas): essa carta ao centro fala de movimento, um novo passo, um novo cainho, uma nova fase e com isso, novas oportunidades se abrindo para este candidato, aumentando talvez as suas chances de vitória. Como se tivesse aos poucos assumindo as rédeas dessa disputa.

O cachorro ( O 10 de copas): carta da amizade, do apoio , podendo indicar alianças politicas que acabam levando este candidato a vitória. Com esse 10 de copas, as possibilidades são grandes e todo o jogo me parece favorável pra ele.

Satisfação, alegria, celebração.



Com relação a disputa pro governo do estado de SC:


Candidato A:

A estrela (O seis de copas): abre o jogo com essa carta de brilho, carisma, como se de alguma forma, já estivesse sendo bem visto, pelos eleitores catarinenses, como uma promessa de uma boa administração do estado. Então nesse momento me parece que está conseguindo se projetar de maneira satisfatória.

A raposa (O 9 de paus): ao centro do jogo uma carta de defesa, estratégia, mostra ele não dando bobeira, como se tivesse tentando ter o pé no chão, e por conta de sua experiência política, ta agindo com atenção ao adversário, pra se assegurar. Então vem apostando na propaganda, no seu marketing.

Os peixes ( O rei de ouros): encerra este jogo trazendo estabilidade, colheita de frutos, mostrando que este candidato tem boas chances de sair vencedor, de ver o seu esforço sendo recompensado.



Candidato ao governo de SC B:

O jardim (O oito de espadas): está nas ruas, participando de eventos, procurando estar perto do povo e tentando usar estes espaços a seu favor. Alguma questão burocrática?

O caixão (O nove de ouros): no meio do caminho já temos uma carta muito significativa, karmica que promove uma transformação, e me sugere que representa o candidato sendo cortado, eliminado, o famoso fim da linha.

O navio (O 10 de espadas): e o navio trazendo altos e baixos na reta final, com esse 10 de espadas também representando um fim , com dor, com uma perdida. Talvez na reta final, disputa voto a voto, mas não aposto na vitoria desse candidato.


Deixo o jogo registrado 27 de outubro 22:30 . Que vença o melhor pro país e pro estado.

bottom of page