A tentação: Arcano XV
- Flavio Cardoso
- 29 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Olá queridos amigos!
Abrimos a semana na regência do Arcano XV, o polêmico O diabo do Taro. Algumas pessoas torcem os lábios na presença deste Arcano, por carregar muita crença, muito tabus.
No taro este Arcano como todos os demais, trás muitos significados a depender do contexto a ser analisado, do método de jogo e posições que cai. Mas num sentido geral ele nos convida a refletir sobre o poder, sobre as tentações a que estamos expostos seja na vida pessoal, profissional, espiritual.
Este Arcano sucede o Arcano A temperança, que é o Arcano da moderação, do caminho do meio. E nesta sequência ele nos lembra que a escolha é sempre nossa.
Se sabemos que o que é certo, o que nos faz bem, e fomos expostos ao perigo, ao que pode nos fazer mal, cabe-nos agora saber decidir pr qual caminho , por qual direção iremos seguir.
Nem sempre é fácil fazer o bem, é incrível quando a gente vê uma pessoa fazendo algo de maneira correta, aquilo vira manchete, haja vista uma imensa carga , pressão, que tenta induzir o erro a todo instante. Pelo menos é a visão que tenho percebido.
As pessoas estão se acostumando tanto com trapaças, jogos de poder, mentiras, violência e competição desleal, que o bem se tornou algo raro, quando deve ser uma obrigação, uma meta.
Sobre tentação: " A tentação pode estar presente no próprio objeto de desejo ou no modo como este é apresentado (vide publicidade), ou ainda na indução por parte de outrem através de métodos tão diversos como o elogio, o pedido, a bajulação, o apelo à cumplicidade, o atiçar da curiosidade, o uso indevido da autoridade, a geração de medo, angústia ou expectativa, a ameaça de perda, a sedação ou a manipulação." Wikipedia.
Mas O diabo não apenas a representação do mal, pelo contrário, ele também é a representação da materialidade, das conquistas, do prazer de viver, da paixão pela vida, que nos estimula a correr atrás de algo. É a vida pulsando.
Exu, O nosso mensageiro do Astral, que justamente é reverenciado na segunda -feira, onde pedimos abertura dos caminhos na terra, para a paz, para a boa comunicação entre os homens, para a alegria, para a prosperidade.
Que sejamos conscientes do nosso poder e principalmente que saibamos reconhecer o nosso lado sombra, o que nos faz perder o controle, o que nos tenta. Porque assim saberemos harmonizar as duas coisas como pede o Arcano anterior A temperança.
Um pouco de chocolate, um pouco de pimenta. E segue o baile.
E sobre saber Ser e Ter.
