Do verbo esperar: A temperança
- Flavio Cardoso
- 23 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Olá queridos amigos!
A temperança é o nosso regente de momento e faz parte dos Arcanos Maiores considerado arcanos de mudança ( A roda do Destino, A morte, A torre).
Cada pessoa tem um jeito de lidar com a mudança, tem um jeito de mudar ou de promover a mudança na vida de alguém.
Algumas mudanças nos tiram do chão, da zona de conforto, porém outras mudanças nos elevam, nos mostram que somos capazes de alterar algo negativo, transformando-o para algo melhor, e outras mudanças nos amadurecem, e contribuem para o nosso equilíbrio.
A temperança representa este tipo de mudança. É aquela mudança que vem com o tempo mas que nos encaminha para um patamar da vida em que não oscilamos mais. Apenas fluímos, lidamos com os acontecimentos, encontramos um meio de aproveitar cada situação, e percebemos a harmonia que pode haver entre energias opostas, mas que no fundo podem ser complementares.
A temperança fala sobre harmonizar o nosso lado sombra e luminoso, afim de não deixar que a sobreposição de um sobre o outro possa nos levar a cometer excessos. Ou por não darmos a devida atenção ao que nos cerca, deixarmos que algo acabe por falta de energia, carinho, atitude de nossa parte.
Sempre que este Arcano aparece, temos o fator tempo como algo fundamental. O tempo de espera, o tempo de acontecimentos, o tempo de absorver algo, o tempo de deixar algo para trás.
A gente sempre tem pressa quando se trata de conquistar, solucionar, atrair algo que desejamos muito. E temos dificuldade de lidar com a possibilidade de que o tempo possa passar e aquilo que a gente almeja não aconteça.
Porém existe entre o tempo de espera e o tempo de acontecer, o Tempo do Aqui e Agora. Que tempo estamos vivendo? Que tempo estamos dedicando ao que realmente importa? Ou aos que realmente importam em nossas vidas?
Ter consciência disso pode fazer diferença no tempo futuro. Estamos evoluindo, lentamente, dia a dia. Portanto assim como algumas coisas demoram pra acontecer, nós também demoramos pra amadurecer, pra evoluir, pra aprender. Ninguém chegou sabendo de tudo, e não sairá daqui também, mas a depender da força de vontade, muita coisa pode mudar, com o tempo.
Por isso, A temperança de hoje é um convite a exercitar a paciência. As coisas vem na hora certa, a gente muda no tempo certo, e mais importante que chegar lá , é aprender a curtir a caminhada. Aproveite o tempo que você tem, aproveite e aceite o que você tem. E o resto com o tempo vem.
