top of page

A vida ensina: O eremita


Olá queridos amigos!

Este ano a vida tem sido como um verdadeiro mestre em nosso processo de amadurecimento.

De repente nos pegamos pensando no que realmente importa agora que estamos vivendo a restrição social, e o novo normal, o novo jeito de viver em sociedade assim como o novo jeito de nos percebemos como parte desse novo mundo em pandemia.

O eremita é o Arcano que tem tudo haver com este momento em que estamos vivendo. Estamos cada um de um jeito pessoal, tendo que caminhar sozinho, lidar sozinho com a dor, com o medo , com o imprevisível, com o desconhecido, e principalmente com a nossa própria companhia.

Antes quando algo desafiador acontecia, a gente encontrava aquele amigo e pedia conselho, ou quando alguma coisa boa surgia, o encontrava pra celebrar.

Se estávamos nos sentindo só, íamos a praia, balada afim de encontrar companhia, conhecer novas pessoas ou ainda ter a sorte de encontrar um grande amor. Muitas vezes voltávamos frustrados, a noite não havia tirado de dentro a sensação de que alguma coisa estava faltando.

Hoje podemos perceber que talvez o que a gente não estava percebendo é que o grande problema era a dificuldade de ficarmos com a nossa própria companhia.

E estamos aprendendo que é importante aprender a ser só pra aprender a viver em sociedade. Porque aprendemos a perceber o que realmente somos e o que estamos absorvendo do que vem de fora.

Fazer parte do grupo sem ser exatamente o grupo. Cada um veio a este mundo pra ser um brilho individual , pra cumprir uma meta que é só sua.

E pra sentir dores e alegrias que também são únicas.

É o processo do amadurecer. Ter o entendimento que todo mundo pode nos ajudar, ou muitos podem nos criticar. mas somos nós que teremos que trilhar o caminho iniciado na carta do dia de ontem, o cavaleiro. A responsabilidade pela ação é de quem a toma, seja ela por razões próprias ou orientada por alguém.

E quando estamos sós e que o bicho pega. Pra onde vou, será que estou fazendo o que é certo, enfim, questões que pipocam.

O eremita indica um momento de amadurecer, de valorizar esta fase de restrição, isolamento, quarentena, seja lá o que cada um esteja vivendo, como uma forma de se reconhecer no espelho e resgatar a sua verdadeira identidade.

Pra quando o momento de se envolver chegar, sabermos exatamente o que somos, o que queremos , o que viemos buscar nesse mundo.

"APRENDIZADO

Um dia você amadurece, e consegue perceber que o amor é algo que se encontra muito além de um belo sorriso...Consegue perceber que maior parte da tua felicidade é construída por você mesmo. E consegue perceber que as pessoas mais valiosas em sua vida são justamente aquelas que sempre estiveram ao teu lado.E não é que o tempo seja mestre em nos ensinar o óbvio. Nós é que demoramos demais para o óbvio aprendermos!"

Augusto Branco

bottom of page