top of page

Jogo com temática que envolve o coletivo:

Método O mundo ( O desaparecido) Caso Lázaro Barbosa de Souza


Este caso tem intrigado a todos nós que acompanhamos há 11 anos a busca do criminoso , serial killer segundo alguns, Lázaro Barbosa que ultimamente foi visto em Águas de Lindoia segundo informação passada pela empresa.

O método deste jogo visa encontrar pessoas que estão de alguma forma desaparecidas. Não é um método fácil porque muito da informação obtida vem da imagem da carta ao invés do seu significado. De qualquer forma, eu cismei que deveria abrir este jogo e compartilho aqui as informações que eu consegui obter. O deck usado foi O taro dos Orixas, da Eneida G .

E a maneira de jogar este método pode ser encontrada neste blog:



Casa central ? Esta é uma carta tirada pra representar o fugitivo em questão. O seis de espadas (Ferramentas de Ogum), é uma carta que indica uma pessoa que te domínio de instrumentos de caça e guerra. E sabemos que o fugitivo é um mateiro, violento. Então acredito que esta carta represente bem a figura de uma pessoa inteligente no sentido de entender sobre determinadas coisas. As ferramentas de ogum guiaram o homem no domínio da natureza. Então como mateiro é um homem que entende de natureza, de caça etc.

E que é ágil, está sempre em movimento, um dos significados desta carta, é estar em busca de algo, fugir, mudar, viajar, sair de um lado pro outro.




Casa 1- Escorpião (águia) - elemento água: Como ele esta emocionalmente , psicologicamente falando:

O louco - Zé Pilintra no taro dos orixas: Esta carta representa o malando, esperto homem da rua, me lembra aquela letra : " caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento.." Então temos aqui um fugitivo irresponsável, que não tá nem calculando os riscos, sem culpa, sem noção do que tá fazendo, apenas vivendo a sua loucura. Diria que emocionalmente desapegado, desprovido de medo, e talvez confuso, caminhando a esmo, pronto pra reagir a qualquer ataque, mas sem um plano, apenas andando, e vivendo o perigo, e sendo o próprio perigo. E a sombra negativa do louco que em vez da leveza , mostra a loucura, a falta de escrúpulo. Ignorando os avisos, quebrando todas as regras morais ele segue.

Me chama atenção que este personagem se encontra na casa do elemento agua, escorpião, que é oculto, indicando que a pessoa se esconde ou caminha sempre próximo da agua como já disseram na tv.





Casa 2- Leão, casa de elemento fogo: Quem está com o fugitivo:

O mundo - Os caboclos: esta carta esta representando com o arquétipo dos caboclos que são a nossa ancestralidade indígena, então evoca toda essa cultura da cura, da mata, até mesmo do xamanismo, ao mesmo tempo que faz um link com A jurema Sagrada, tendo como a cabocla jurema ao centro em volta do Juremeiro. Pela imagem entendo que o fugitivo está só, ele e o mundo, ele e a mata, ele e a natureza. Pode ter uma capacidade de interagir com os animais, por ser um mateiro. Mas segue só.


Casa 3- Touro: Signo de terra:

A cabaça que representa a criação do mundo: metade agua metade terra.

Qual a localização física ( Se está parado , em movimento)

O as de copas: essa carta é uma força de agua, entao se fosse pra definir se ele ta em movimento ou parado, diria que em movimento, porque a agua de alguma forma está sempre em movimento, seja o rio correndo pro mar, seja a onda do mar sempre oscilando. E olhando a casa central, casa 1, sao cartas de quem não para, ta sempre em movimento, buscando alguma coisa, ou nao buscando nada, apenas seguindo.


Casa 4- Aquário ( Anjo) - elemento Ar:

Pra onde pretender ir:

O seis de copas- cozinha de santo no taro dos orixas:

Esta carta nos retrata a importância da cozinha de santo na ritualística do orisá. E na cozinha que muitos segredos são compartilhados. E na cozinha que se preparam os axés, os alimentos e elementos sagrados seja pra ofertar, seja pra limpar um ambiente ou pessoa. E um lugar de comunhão com o sagrado.

Neste sentido acredito que o que ta movendo o fugitivo nesse momento é a busca por comida, por se abrigar, enfim, renovar as forças. Pode está sem mantimento, sentindo fome, cansaço, algo do tipo, embora saiba se virar bem. mas algo me diz que está em busca de alguma casa.


Casa final : conselho: A temperança - Oxumarê

A cobra sagrada, que representa o movimento, os ciclos da vida, que se alternam, assim como também representa a alquimia por trás de toda magia que se é feita. O preparo de uma comida seja ela quente ou fria, seca ou cozida. Tudo envolve a combinação de elementos quentes e frios (mel, agua, dende , azeite) a depender do que se pretende fazer. Esta carta como conselho diz pra primeiro de tudo ter paciência porque ja ficou mais de que comprovado que o sujeito e bom na fuga.

Mas quando penso na figura da cobra, me remeto aos lugares tortuosos, curvas , margens de rio, trilhas , acredito que nao a mata aberta mas esses pontos e que vão acabar levando ao encontro dele.


Amigos tarologos o que me dizem?








Commentaires


bottom of page